Veco Noticias

Resumo do dia: Paraná, sexta-feira, 13 de maio de 2022


Boa noite! Aqui estão as principais notícias do estado para você terminar o dia bem-informado. Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta sexta-feira (13).
Para evitar multa, mulher faz festa de ‘descasamento’ após fim de noivado
Depois do fim de um relacionamento de 13 anos, a servidora pública Kallynca Carvalho dos Santos se deparou com um problema: a festa de noivado que estava marcada. Com contratos assinados com empresas de eventos, ela resolveu fazer uma festa de “descasamento” para fugir das multas de rescisão.
Moradora de Curitiba, a jovem de 29 anos disse até ter tentado cancelar os serviços contratados, mas que o valor das multas a fizeram mudar de ideia. Com isso, ela resolveu fazer uma festa à fantasia, com convites à venda por R$ 200.
‘Após término com ex-noivo, dei uma chance para o amor e tive sucesso’, diz mulher que decidiu fazer festa de ‘descasamento’ para evitar multas
Ela preferiu não revelar qual seria o prejuízo total. Mas contou ao g1 que, pelo contrato, teria que pagar multa de 40% sobre o valor total, além de arcar com “despesas, honorários de profissionais, taxas de administração, lucros cessantes, perdas e danos, custos e gastos já firmados” para a execução dos serviços contratados.
Após fim do noivado, jovem resolve fazer festa de ‘descasamento’
Homem é preso suspeito de envolvimento na morte de motorista de aplicativo encontrada em porta-malas de carro, em Curitiba
Um homem, de 42 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (13) suspeito de envolvimento na morte da motorista de aplicativo e lutadora Michelle Caroline Chinol, de 39 anos, encontrada no porta-malas do carro que utilizava para trabalhar.
De acordo com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), ele foi localizado no bairro Boqueirão e preso temporariamente.
Durante a operação na manhã desta sexta, a polícia ainda apreendeu roupas análogas às do homem que abandonou o carro da vítima. Segundo a polícia, ele ainda não possui advogado.
Motorista de aplicativo foi encontrada morta dentro de porta-malas de carro, em Curitiba
Reprodução
Ponto de resistência e referência do movimento negro, Sociedade 13 de Maio se mantém há 134 anos
Criada em 6 de junho de 1888, a Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio, em Curitiba, carrega no nome a data da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil. A organização é o segundo clube negro mais antigo no Brasil e foi criada diante dos abismos sociais impostos aos negros libertos.
O PodParaná visitou o local que desde 1888 abriga a sociedade e conversou com algumas das principais pessoas que fazem com que o espaço seja, há quase 134 anos, uma referência e um ponto de resistência do povo negro na cidade.
A sede fica na Rua Clotário Portugal, 274, no Centro da capital. O espaço fica de frente para a Alameda Princesa Isabel – rua em alusão à responsável por assinar a Lei Áurea.
Álvaro Silva: desde os anos 1990 preside a Sociedade 13 de Maio
Giuliano Gomes/PR Press
Prefeitura instala placas alertando interação indevida com capivaras no Parque Barigui
A Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba começou a instalar placas para alertar sobre a interação indevida com as capivaras do Parque Barigui.
A medida ocorre após novos vídeos divulgados em redes sociais de pessoas fazendo carinho e, até mesmo, “vestindo” os animais com acessórios como toucas e óculos de sol.
De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria, Edson Evaristo, o objetivo é prevenir acidentes.
“Por mais dóceis que pareçam, não podemos esquecer que as capivaras são animais silvestres e é impossível prever a reação com a aproximação e o contato humano e de animais domésticos”, explica.
Prefeitura começa instalar placas para alertar sobre interação indevida com capivaras no Parque Barigui, em Curitiba
Prefeitura de Curitiba/Reprodução RPC
PM diz que cinco suspeitos de tentativa de assalto à empresa de valores de Guarapuava foram mortos em confronto
A Polícia Militar (PM) do Paraná afirmou nesta sexta-feira (13) que cinco pessoas foram mortas em confrontos com a polícia por suspeita de participação em tentativa de assalto à empresa de valores de Guarapuava, nos Campos Gerais do Paraná. Anteriormente, a polícia havia informado que eram três.
O ataque aconteceu na noite do dia 17 de abril, um domingo. De acordo com o governo do estado, os homens fugiram sem levar nada. Um policial morreu em confronto com os criminosos e outras duas pessoas se machucaram.
“Nós tivemos um confronto aqui em Guarapuava. Outro confronto foi com os marginais vindos de Fazenda Rio Grande pra cá, onde nós recebemos a informação a denúncia e foi montado um bloqueio com o intuito de prisão desses indivíduos que estavam fortemente armados e houve confronto com a equipe de choque de Ponta Grossa. E o terceiro confronto eu não lembro como foi”, informou sobre os confrontos o coronel da PM, Hudson Leôncio Teixeira.
PM aumenta número de suspeitos mortos após tentativa de assalto em Guarapuava
IAT resgata 144 animais com sinais de maus-tratos em propriedade de Pato Branco
Operação do Instituto Água e Terra (IAT), órgão ligado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), resgatou144 animais em situação de maus-tratos nesta sexta-feira (13), em Pato Branco, no sudoeste do estado.
De acordo com o IAT, alguns dos animais, na maioria cães, estavam sendo criados para comercialização. Muitos deles eram mantidos em gaiolas.
O proprietário do local onde os animais foram localizados, na área rural, foi convocado a se apresentar ao IAT na próxima semana para prestar esclarecimentos. Parte dos animais foram encaminhados a lares temporários.
Animais foram localizados em propriedade na área rural de Pato Branco
IAT
Curtas e rápidas
Juíza eleitoral do Paraná é afastada após publicar críticas políticas e ofensas ao PT e a ministra do STF
Com 21 mortes, Maringá tem 1º quadrimestre mais violento no trânsito em 10 anos, diz Semob
Inscrições para o vestibular 2023 da UFPR ocorrem entre 18 de julho e 31 de agosto
Duas pessoas são presas durante operação que investiga desaparecimento de mulher, em Londrina
Rede de supermercados oferece 400 vagas de emprego no Paraná; veja como se candidatar
Prazo para solicitação de isenção do pagamento do IPTU encerra na segunda (16) em Foz do Iguaçu; confira
PM apreende 676 quilos de maconha em Foz do Iguaçu
Senac abre 140 vagas para cursos técnicos presenciais gratuitos, no Paraná
VÍDEOS: mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.

Rolar para cima