Veco Noticias

PodParaná #23: Cantora de Ponta Grossa é autora do hino popular de Dia das Mães do México


Episódio desta sexta-feira (30) conta a trajetória da artista Denisse de Kalafe, cantora de boleros e outros estilos. ‘Morro de vontade e de medo’, diz ela sobre se apresentar no Brasil. A cantora e compositora romântica Denisse de Kalafe, que nasceu em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, criou o hino popular de Dia das Mães do México, país onde mora desde 1975. A trajetória da artista é o tema do 23º episódio do PodParaná, publicado nesta sexta-feira (30).
Você pode ouvir o PodParaná no G1, no Spotify, no Castbox, na Amazon, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o PodParaná, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
“Señora, señora”, música em homenagem à mãe, Linda, que entrou de última hora no álbum “Amar Es”, de 1981, transformou Denisse em uma estrela da música mexicana e do Caribe. Na entrevista ao programa, ela conta que o produtor chorou ao conhecer a canção.
“Chegou a vender oito milhões de cópias, quando ainda se vendia discos. Entrou no inconsciente coletivo. As pessoas todas têm uma mãe. De repente, essa música estava nos enterros das mães, nos nascimentos das crianças, nas escolas em festivais de Dias das Mães”, afirma.
Denisse explica que está trabalhando em um projeto com uma multinacional para doar o dinheiro dos direitos da música para entidades que atuam na luta contra o câncer de mama em todo o mundo.
PodParaná: toda sexta-feira um novo episódio
Arte/RPC
Também participam do episódio o jornalista Claudio Leal, que já esteve com Denisse no México e em Cuba, e o historiador e pesquisador de cinema William Correa, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) – que é ouvinte do PodParaná e sugeriu o tema.
A cantora relembra no episódio a relação com Ponta Grossa, onde passou a infância. Ela conta que tem familiares na cidade e que pretende retornar para uma visita após a pandemia do novo coronavírus.
“Toda minha família é de Ponta Grossa. Meus tios tinham uma loja de peças de automóvel. Meu vô tinha uma casa de tecidos que chamava Casa Barateira. Até os 9 anos morei lá e depois mudei para São Paulo.”
Nascida em Ponta Grossa, a cantora e compositora romântica Denisse de Kalafe criou o hino popular de Dia das Mães do México
Denisse de Kalafe/Arquivo pessoal
Segundo a cantora, quem já amou na vida está apto a mergulhar no repertório dela. Denisse diz também que sonha em se apresentar em palcos brasileiros. Ela fez shows e participou de programas de televisão no país nos anos 1970, antes da carreira de sucesso no México.
“Morro de vontade e de medo [de cantar no Brasil]. Não sei se as pessoas vão me perdoar por ter abandonado por tantos anos o Brasil”, diz ela, com um sorriso no rosto.
O PodParaná tem episódios semanais que contam a história de moradores do estado e trata de temas importantes para os paranaenses. Para sugerir temas e interagir com a equipe, os ouvintes podem usar o aplicativo Você na RPC.
Cantora de Ponta Grossa é autora do hino popular de Dia das Mães do México
Denisse de Kalafe/Arquivo pessoal
Vídeos mais assistidos do G1 Paraná
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Rolar para cima