Veco Noticias

LinkedIn diz que dados de 500 milhões de contas à venda foram obtidos a partir de informações públicas

Rede social afirmou que material foi ‘raspado’. Caso similar com Facebook foi divulgado recentemente. Logotipo do LinkedIn na sede da empresa em Mountain View, na Califórnia.

Robert Galbraith/Reuters

Dados de 500 milhões usuários da rede social de contatos profissionais LinkedIn, que pertence à Microsoft, estão à venda em um fórum de hackers, segundo o site de segurança digital “CyberNews”.

Entre os dados disponíveis no vazamento estão nome, endereço de e-mail, número de telefone e gênero.

O LinkedIn afirmou que o conjunto de informações reúne “dados de um número de sites e empresas” e que parte do material foi coletado a partir de itens publicamente disponíveis em seu site.

Essa coleta teria sido feita por meio de “raspagem”, uma técnica que usa robôs para armazenar informações que ficam públicas.

A rede social afirmou que o método fere os seus termos de uso, que seus sistemas não foram invadidos e que nenhum dado privado de seus usuários foi obtido.

O LinkedIn não detalhou se pretende notificar as pessoas que tiveram seus dados publicados.

Entenda como acontece um vazamento de dados e como funciona a raspagem:

VÍDEO: Como acontece um vazamento de dados?

Caso no Facebook

Um vazamento similar com o Facebook foi divulgado no último final de semana. Dados de 530 milhões de usuários estavam sendo compartilhados de forma gratuita em fóruns.

A rede social disse que as informações foram colhidas a partir de “raspagem”, por meio do “mau uso” de uma ferramenta que ajudava os usuários a encontrar amigos com mais facilidade utilizando a lista de contatos do celular. A falha teria sido corrigida em setembro de 2019.

ENTENDA: como hackers obtiveram telefones de usuários do Facebook e veja como saber se seus dados vazaram

O Facebook afirmou na última quarta-feira (7) que não tem planos de notificar os usuários que foram afetados por esse vazamento.

Como saber se seus dados vazaram:

VÍDEO: Como saber se meus dados vazaram?

Veja mais dicas para proteger os seus dados:

Rolar para cima