Veco Noticias

Evento esportivo autorizado pela prefeitura gera aglomeração em Cascavel; VÍDEO


Corrida ocorreu neste sábado (5), mesmo dia em que Consamu emitiu alerta de risco para colapso no sistema de saúde da região. Prefeitura afirmou que autorização foi dada para evento sem presença de público e que irá multar organização do evento. Evento autorizado pela prefeitura gerou aglomeração em Cascavel
Um evento esportivo autorizado pela prefeitura causou aglomerações no Lago Municipal de Cascavel, no oeste do Paraná, na tarde deste sábado (5). Veja imagens no vídeo acima.
A corrida, conforme informações da organização do evento, foi a primeira etapa de um circuito de quatro provas a ser realizado na cidade. A largada ocorreu às 18h, conforme edital.
Por meio de nota, a prefeitura afirmou que autorizou o evento “diante da apresentação de um plano de contingência pelos organizadores” e apenas para realização sem a presença de público “seguindo todas as regras sanitárias de enfrentamento à Covid-19”.
Disse, ainda, que após receber denúncias de aglomeração no local, enviou uma equipe de fiscais e que irá notificar a organização do evento.
Procurado, o organizador do evento afirmou que prefere não se manifestar neste momento.
Em Cascavel, o decreto municipal vigente autoriza a utilização de espaços públicos ao ar livre, até 20h. Além disso, autoriza a realização de atividades esportivas profissionais desde que atendidas as medidas de protocolo aprovado pelo órgão responsável.
Prefeito de Cascavel diz que população passa por ‘teste’ para decidir se decreta medidas restritivas
Prefeitura afirmou que autorizou evento para realização sem público
Reprodução/Vídeo cedido/Portal 24h
Risco de colapso no sistema de saúde do Oeste
O evento aconteceu no mesmo dia em que o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu) emitiu um alerta sobre a sobrecarga dos atendimentos de pacientes gerais e com Covid-19 na região.
De acordo com o diretor médico do Samu Oeste, Rodrigo Nicacio Santa Cruz, o atendimento de emergências pode entrar em colapso nas próximas horas.
“Há uma fila de 150 pessoas aguardando leito de UTI, dezenas de pacientes intubados em estrutura de baixa complexidade. Não há vaga pública ou privada no momento. As UPAs da cidade estão com demanda crescente e com limite físico sendo atingido nas próximas 24 horas a 48 horas.”
A macrorregião Oeste tem o maior índice de lotação de UTIs adulto Covid no Paraná, com 97% de ocupação.
Covid-19 em Cascavel
Cascavel tem 36.056 casos confirmados do novo coronavírus, com 33.858 pessoas recuperadas e 721 mortes registradas pela doença, conforme último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), neste sábado.
Veja mais notícias da região em G1 Oeste e Sudoeste.

Rolar para cima