Veco Noticias

Denúncias de construções irregulares aumentam quase 400% nos primeiros 4 meses de 2021 em Curitiba, diz Crea-PR


Levantamento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia aponta que total de denúncias passou de 59 entre janeiro e abril de 2020, para 289, no mesmo período deste ano. Em 2021, número de denúncias de construções irregulares aumentou em Curitiba
O número de denúncias de construções irregulares, sem o acompanhamento de um engenheiro responsável, aumentou 389% nos primeiros quatro meses de 2021, em Curitiba.
Os dados foram divulgados em um levantamento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), e consideram a comparação com o mesmo período do ano passado.
Conforme o Crea-PR, entre janeiro e abril deste ano, foram registradas 389 denúncias de irregularidades.
Nos primeiros quatro meses de 2020, a capital teve 59 denúncias.
O aumento é ainda maior, se o total do primeiro quadrimestre for comparado com o mesmo período de 2019, quando o Conselho registrou 49 denúncias de construções feitas de forma ilegal.
Levantamento do Crea-PR aponta que número de denúncias de construções irregulares aumentou para 289 no mesmo período deste ano, em Curitiba
Reprodução/RPC
Conforme o Conselho Regional, não há dados científicos que justifiquem o aumento de denúncias e de irregularidades, mas uma das hipóteses é de que muitos moradores, com a migração para o trabalho em home office, decidem começar obras em casa.
Flagrantes
Entre as fiscalizações do início deste ano, conforme o Crea-PR, as equipes identificaram uma obra de manutenção de um edifício de 15 andares, em que a substituição e o reparo de materiais eram feitas por um profissional de nível técnico, com uma empresa sem registro.
Também foi identificada uma obra de construção de um prédio com dois andares em alvenaria que não tinha orientação de nenhum profissional envolvido, nem no projeto e nem na execução dos trabalhos.
As denúncias de obras com irregularidades podem ser feitas pelo aplicativo do Crea-PR, disponível nas lojas de aplicativos do celular, ou pelo site do Conselho.
Denúncias de construções irregulares aumentaram quase 400% nos primeiros 4 meses de 2021, em Curitiba
Reprodução/RPC
Assista aos vídeos mais acessados do G1 PR
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Rolar para cima