Veco Noticias

Curitiba tem novo ponto de faixa exclusiva de ônibus; motorista que passar sem necessidade pode ser multado


Trecho de faixa exclusiva para ônibus fica na Rua Marechal Dedoro, entre as ruas Ubaldino do Amaral e Prefeito Ângelo Lopes. Multa é considerada gravíssima, de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Novo trecho de faixa exclusiva para ônibus na Marechal Deodoro, em Curitiba.
Daniel Castellano/SMCS/Divulgação
A partir desta segunda-feira (7), o motorista que dirigir pela nova faixa exclusiva de ônibus da Rua Marechal Deodoro, em Curitiba, será multado. O ponto da nova faixa exclusiva fica entre as ruas Ubaldino do Amaral e Prefeito Ângelo Lopes, no Centro.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, a fiscalização da Superintendência de Trânsito (Setran) começa a ser feita após um período de adaptação da mudança, que foi implantada na via durante o mês de maio.
Nos primeiros dias, agentes de trânsito apenas orientaram motoristas que passaram pelo trecho.
A partir de agora, quem passar pela faixa exclusiva vai ser multado em R$ 293,47 além de sete pontos na carteira de habilitação.
Ponto da nova faixa exclusiva fica entre as ruas Ubaldino do Amaral e Prefeito Ângelo Lopes.
Daniel Castellano/SMCS/Divulgação
Os trechos com faixa exclusiva são para uso de ônibus urbanos, metropolitanos e de turismo, além de táxis com passageiros, conforme prevê o decreto municipal 472/2016. Para os demais, a infração de trânsito é de natureza gravíssima.
Além de demarcar a faixa exclusiva, a nova sinalização informa sobre o novo limite de velocidade para a via, que passou de 60 km/h para 50 km/h.
Nova faixa exclusiva da Marechal Deodoro fica ao lado direito da via.
Daniel Castellano/SMCS/Divulgação
Prioridade ao transporte coletivo
A nova faixa exclusiva da Marechal Deodoro fica ao lado direito da via. Com menor tempo de deslocamento no trecho, a mudança ajuda cerca de 12 mil passageiros, atendidos por dez linhas de ônibus que passam pela região, a chegar mais rápido ao destino, conforme a prefeitura.
Este é o segundo trecho da Marechal Deodoro com faixa exclusiva para circulação dos ônibus. No sentido contrário da via, a medida funciona entre as ruas João Negrão e Dr. Muricy.
Ilustração mostra como virar à direita em faixa exclusiva de ônibus em Curitiba.
Divulgação/Prefeitura de Curitiba
Para acessar uma garagem, um estabelecimento comercial ou até irar à direita para as ruas transversais àquelas vias com faixas exclusivas, o motorista deve notar a linha tracejada pintada no asfalto, trecho onde é permitido trafegar para conversão. Veja a ilustração acima.
VÍDEOS: Mais assistidos no G1 Paraná
Para acessar uma garagem, um estabelecimento comercial ou até irar à direita para as ruas transversais àquelas vias com faixas exclusivas, o motorista deve notar a linha tracejada pintada no asfalto, trecho onde é permitido trafegar para conversão. Veja a ilustração c

1xVelocidade de reprodução0.5xNormal1.2×1.5x2x

Veja mais notícias da região no G1 Paraná.

Rolar para cima