Veco Noticias

Cascavel prorroga suspensão de cartões de isento para idosos entre 60 e 64 anos no transporte público até 9 de maio


Segundo a Transitar, medida considerou necessidades das regras de enfrentamento à pandemia; para idosos com 65 anos ou mais, cartões continuam liberados. Cascavel prorroga suspensão de cartões de isento para idosos entre 60 e 64 anos no transporte público até 9 de maio
Prefeitura de Cascavel/Divulgação
A Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar) de Cascavel, no oeste do Paraná, informou, neste sábado (1º), que os cartões de isenção do transporte público de idosos entre 60 e 64 anos vão continuar bloqueados até 9 de maio.
O direito à passagem gratuita, com os cartões, foi suspenso pelo município como forma de diminuir a circulação de pessoas e controlar o avanço da pandemia da Covid-19.
Os ônibus do transporte público circulam com capacidade de passageiros em 50%, conforme determinado em decreto.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: veja as principais notícias
ACOMPANHE: média móvel de mortes e casos no estado
VACINAÇÃO NO PARANÁ: veja perguntas e respostas
Para os idosos com 65 anos ou mais, os cartões de isenção continuam liberados e podem ser usados das 9h às 16h e a partir das 20h, de segunda a sexta.
Aos sábados a liberação para esta faixa etária é válida a partir das 9h e, aos domingos, sem restrições de horários.
Segundo a Transitar, a decisão de prorrogar a suspensão dos cartões entre 60 e 64 anos também considerou o fato de que a vacinação contra o coronavírus, em primeira dose, encontra-se suspensa em Cascavel. A faixa etária entre 60 e 64 anos está entre o público-alvo desta fase.
Cascavel bloqueia cartão do transporte coletivo de passageiros com Covid-19
O serviço de transporte coletivo na cidade tem operado das 6h às 23h de segunda a sexta, e com tabelas especiais, com encerramento às 20h, aos sábados, domingos e feriados.
Na segunda-feira (29), a Prefeitura de Cascavel informou que bloquearia o cartão do transporte público dos passageiros que testaram positivo para Covid-19. O bloqueio do cartão ocorre a partir da data de confirmação do exame para a doença.
Conforme a Transitar, após o paciente ser liberado do isolamento pelos setores da saúde, o passageiro poderá requerer a revalidação do Cartão ValeSim.
Para fazer o desbloqueio do cartão, o passageiro deve solicitar pelo telefone (45) 3036-3738. Em seguida, ir até a sede do ValeSim, na Rua Duque de Caxias, 770, ao lado da Catedral.
Cartão do estudante
Segundo a autarquia, o Cartão-Estudante também está suspenso por causa da pandemia. Entretanto, as instituições de ensino que retornarem as aulas presenciais podem solicitar o desbloqueio do cartão dos estudantes.
O pedido deve ser feito por requerimento na sede da Transitar. Os demais estudantes continuam com os cartões suspensos por tempo indeterminado.
VÍDEOS: Pandemia da Covid-19 no PR
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

Rolar para cima