Veco Noticias

Alunos da rede municipal voltam às aulas presenciais, em Pato Branco, na segunda-feira (10)


Segundo a prefeitura, retomada será pelo modelo híbrido e escalonado. A princípio, atividades presenciais não são obrigatórias e, por isso, os pais deverão escolher formato de ensino. Aulas presenciais serão retomadas na segunda-feira (10), em Pato Branco
Prefeitura de Pato Branco/Divulgação
A rede municipal de ensino de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, retomará as aulas presenciais na segunda-feira (10), conforme a prefeitura.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a retomada foi liberada para os alunos da educação infantil, de quatro e cinco anos, e do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano. As aulas ocorrerão pelo modelo híbrido e de forma escalonada.
Não há previsão de retorno para as crianças de zero a três anos, conforme a prefeitura.
Neste momento, o retorno presencial não é obrigatório. Segundo a secretaria, os pais que optarem por não levarem os filhos, continuarão recebendo o material impresso para as atividades remotas.
De acordo com a prefeitura, a rede municipal estava com aulas remotas há mais de um ano por causa da pandemia do novo coronavírus.
Protocolos sanitários
Para que as aulas sejam retomadas nas escolas, o município adotou protocolos sanitários para a segurança dos alunos e dos profissionais da educação.
Cada turma poderá preencher 50% da sua capacidade, mantendo a ida à escola de forma escalonada – com planejamento a ser divulgado e informado por cada unidade de ensino.
Ao ir à escola, os estudantes devem obrigatoriamente usar máscara de proteção facial e levar mais uma reserva para ser trocada durante o período. Sem a máscara será proibido entrar na unidade.
No portão, ainda será feita a aferição da temperatura. Caso aponte acima de 37ºC, a coordenação da escola irá notificar os pais, que devem buscar imediatamente o aluno, o qual não poderá participar das aulas.
Dentro da escola, o aluno será direcionado à sala de aula. Cada carteira ficará 1,5 metro de distância da outra.
Não será permitido o empréstimo de materiais.
Na mochila, o estudante deve levar tudo o que for preciso para uso pessoal, incluindo uma garrafa d’água, já que o uso de bebedouros será proibido.
A refeição será servida na sala de aula e, após o consumo do alimento, a professora irá borrifar o produto para desinfecção da carteira. Em algumas escolas, dependendo da quantidade de alunos, o lanche será servido no saguão, com distanciamento.
A manipulação dos produtos de limpeza e de álcool em gel será feita apenas pelas profissionais da rede. Todas as carteiras e o ambiente escolar também serão higienizados no início e no fim das aulas.
Nas aulas de educação física, os estudantes ficarão distanciados e não praticarão atividades que envolvam o contato pessoal.
De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura de Pato Branco, é necessário que todos os pais orientem aos filhos sobre as medidas para garantir um retorno presencial seguro.
Em caso de dúvidas, é necessário entrar em contato com a escola onde o filho ou filha está matriculado.
VÍDEOS: Mais assistidos do G1 PR nos últimos 7 dias
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

Rolar para cima