Fala ocorreu durante convenção do PL, em Curitiba. Alep afirma que deputados que tenham posse podem acessar local com armamento, ‘mas é vedado entrar no plenário ou em reunião de comissões’ com arma. Jacovós diz que nunca portou arma na Alep e que a declaração tratou-se de ‘um momento de descontração’. Deputado estadual Delegado Jacovós diz que leva arma para votações na CCJ
O deputado estadual Delegado Jacovós, do Partido Liberal (PL), afirmou que leva uma arma ponto 40 para votações na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
“(…) passar tudo na Comissão de Justiça, que lá eu levo uma [arma] ponto 40, o pessoal fica com medo e aprova tudo”, disse Jacovós.
Jacovós fez a afirmação durante convenção realizada pela sigla no Paraná, na noite de quarta-feira (3), no Clube Urca, no Ahú, em Curitiba.
Na ocasião, ele oficializou a pré-candidatura dele a deputado estadual. Veja o retorno dele mais abaixo.
Em 2018, Jacovós foi eleito a deputado estadual com 61.310 votos. A principal bandeira dele foi a segurança pública.
Ele é membro da CCJ, que analisa constitucionalidade, legalidade, juridicidade, adequação regimental e caráter estrutural das proposições da Alep. A CCJ é a comissão mais importante da Assembleia.
Delegado Jacovós
Orlando Kissner/ALEP
PL confirma Paulo Martins como candidato ao Senado pelo Paraná
Em outro momento do evento, ele disse que em pautas e projetos conservadores apresentados pelo deputado estadual Ricardo Arruda, também do PL, era ele o relator.
“O Ricardo Arruda, estou fazendo aqui justiça, ele tinha uma tabelinha comigo. Todos os projetos e pautas conservadores que ele apresentava, quem que era o relator? Delegado Jacovós. E eu conseguia passar tudo na CCJ”.
Segundo a Alep, a definição do relator de cada projeto é atribuição do presidente de cada comissão.
Jacovós fez a afirmação durante convenção do Partido Liberal (PL) na noite de quarta (3), em Curitiba
Reprodução
O que diz o regimento interno
O regimento interno da Alep informa que é proibido o porte de arma de qualquer espécie nos edifícios da Casa e áreas comuns, salvo para os policiais integrantes do Gabinete Militar.
A Alep disse ao g1 que é permitido que os deputados que tenham posse de arma entrem nas dependências da Assembleia com o armamento, “mas é vedado a qualquer deputado entrar no plenário ou em reunião de comissões portando arma”.
A Alep afirmou ainda que qualquer declaração em contrário é de inteira responsabilidade do parlamentar.
O outro lado
Por nota, o deputado estadual Delegado Jacovós afirmou que nunca portou nenhum tipo de arma nas dependências da Alep.
“Com relação ao vídeo publicado na matéria, este parlamentar declara que tratou-se, apenas, de um momento de descontração em razão da dificuldade na aprovação de pautas conservadoras, tanto no Estado como na Federação”.
Jacovós disse ainda que na CCJ tem bom relacionamento, respeito e consideração por todos os integrantes.
“Ressalto que em 32 anos na Polícia Civil do Paraná, somente necessitei fazer uso de armas contra marginais, em defesa da sociedade paranaense”.
O g1 aguarda retorno do presidente da CCJ Nelson Justus (União Brasil); e de Ricardo Arruda.
LEIA TAMBÉM:
Candidatos ao governo do Paraná em 2022: veja lista
Candidatos ao Senado pelo Paraná em 2022: veja lista
Saiba tudo sobre as eleições no Paraná
VÍDEOS: mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.
Linhas de ônibus recebem reforço para concurso público domingo (14), em Curitiba
Provas do concurso do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) serão realizadas no período da manhã, para técnico judiciário, e durante...
Ler Mais