Veco Noticias

PIX: 3,5 milhões de chaves já foram cadastradas. Sites de bancos saem do ar

O Banco Central informou, nesta segunda-feira (5/10), que mais de 3,5 milhões de “chaves” de identificação para uso do PIX, o novo sistema de pagamentos e transferências desenvolvido pela instituição, já haviam sido cadastradas até 18h30.

O prazo para inscrições começou às 9h de ontem (o5), e os brasileiros já podem iniciar oficialmente os cadastros de suas informações nos bancos e instituições de pagamento para o uso do PIX.

A partir de 3 de novembro, começará uma fase de testes do PIX, em que o serviço será disponibilizado para alguns clientes selecionados.

Pagamentos e transferências por meio do novo serviço para todos os clientes cadastrados, em todo o país, só serão possíveis a partir de 16 de novembro.

A “chave PIX” é a informação que vai identificar um clientes e a conta bancária dele no sistema. Essa chave poderá ser um número de celular, um email, o CPF ou o CNPJ.

O cadastramento é necessário para aqueles que pretendem utilizar o PIX em transações financeiras, mas não é obrigatório.

Fora do ar 

Com a quantidade de pessoas empenhadas em realizar o cadastro da chave PIX nas instituições bancárias, houve instabilidade em alguns bancos nesta segunda. Foi o caso do Bradesco, do Santander e do Itaú.

Nas redes sociais, clientes reclamaram que os sites estavam fora do ar. “Não consigo acessar a conta através do app; ele diz que é a minha internet, mas a conexão está normal”, escreveu um deles.

Outro usuário relatou “lentidão para acessar a plataforma”. “Não acessa pelo site nem pelo WhatsApp”. As queixas começaram a partir das 10h, mas os sistemas já voltaram ao normal.

Separamos Para Você

Rolar para cima