Veco Noticias

Presidente do Paraguai, aprova protocolo para reabertura da Ponte da Amizade

O Poder Executivo do Paraguai aprovou o protocolo para a reabertura da fronteira com o Brasil, sob um rigoroso controle sanitário, que será socializado nesta terça-feira (22) com os comerciantes e autoridades de Ciudad del Este. Posteriormente, se espera o acordo entre os presidentes Maria Abdo Benitez e Jair Bolsonaro para se colocar em prática.

Durante uma conferência com a imprensa nesta segunda-feira (21) no Palácio do governo, o ministro da saúde, Julio Mazzoleni, anunciou que o presidente Mário Abdo Benítez aprovou o protocolo preparado para a abertura gradual da fronteira com o Brasil. O secretário afirmou que o consentimento para a abertura se deu por base na situação epidemiológica que se encontram as cidades fronteiriças.

“Isso tem a ver com a abertura do turismo de compra e também para a reativação econômica da zona do Alto Paraná, baseada em grande medida na situação epidemiológica similar entre Ciudad del Leste e Foz do Iguaçu”, explicou.

Por sua parte, a diretora de Migrações, Ángeles Arriola, assinalou que nesta terça-feira (22) se manterá a reunião com as autoridades e membros das câmaras de comércio para transmitier as diretivas do chefe do estado. Na oportunidade, também se projeta ajustar os detalhes relacionados ao cordão sanitário que será colocado em prática pra evitar contágios massivos na região.

A respeito disso, o ministro Mazzoleni assegurou que o compromisso das autoridades locais serpa a chave para que a operação funcione, com a aplicação estrita do protocolo sanitário.

Disse que a prioridade do Executivo é a que a abertura se faça de uma maneira responsável, ordenada e segura: “A estrita aderência aos protocolos nos centros será fundamental”

As autoridades confirmaram que a ideia é que o mesmo protocolo seja replicado em cidades fronteiriças de Salto Del Guairá e Pedro Juan Caballero.

Fonte: CabezaNews

Separamos Para Você

Rolar para cima