Veco Noticias

‘O REI LEÃO’: A HISTÓRIA DE SOLOMON LINDA, INJUSTIÇADO AUTOR DA MÚSICA QUE ORIGINOU ‘THE LION SLEEPS TONIGHT’

A cena é um clássico da DisneyTimão Pumba vêm caminhando pela savana africana, sozinhos, um ao lado do outro, quando começam a cantarolar. “Esta noite aqui na selva quem dorme é o leão”, canta o suricate enquanto o javali faz o contracanto. A música é uma versão de “The Lion Sleeps Tonight“, como ficou conhecida a canção, que se popularizou nos EUA no começo dos anos 1950 pelo grupo de folk Weavers e, uma década depois, se tornou hit mundial na voz dos Tokens. O que pouca gente sabe é que a canção foi, na verdade, composta por um sul-africano chamado Solomon Linda, morto em 1962 sem ganhar qualquer tipo de reconhecimento por sua composição.

Nascido em 1909, na África do Sul, Solomon cresceu em uma família acostumada a cantar em casamentos. Nos anos 1930, o cantor deixou sua casa para tentar uma oportunidade em Joanesburgo. Depois de trabalhar em uma loja de móveis e em um hotel, Solomon acabou conseguindo um emprego em uma gravadora dona do único estúdio localizado na África subsaariana. Com a proximidade, Solomon conseguiu apresentar seu grupo, Evening Birds, a um executivo local. “Mbube“, o verdadeiro nome de “The Lion Sleeps Tonight”, surgiu de um dia de improviso do cantor, que cantava soprano no sexteto.

A faixa foi criada em 1939 com o título que, em zulu, quer dizer “leão“. O nome também se refere a um tipo de canto característico de grupos vocais da África. A letra inicialmente tinha apenas algo como “Leão! Ha! Você é um leão!”, e teria sido inspirada por um incidente da infância dos integrantes do grupo Evening Birds, quando leões andaram invadindo a fazenda onde o pai de um deles trabalhava. No terceiro take, Solomon improvisou a melodia que até hoje é famosa, que depois ganharia a letra “in the jungle/ the mighty jungle/ the lion sleeps tonight”.

“Mbube” rapidamente se tornou um sucesso no país, mas Solomon acabou vendendo os direitos da faixa por irrisórios US$ 2 para o dono do estúdio. Mesmo depois do grupo se desfazer, Solomon continuou cantando a música que o fez famoso. Apesar do sucesso, Solomon morreu em 1962 em condições precárias.

Abaixo uma das várias interpretações da música, lindíssima!!!

Absolument génial ! Quelle maîtrise !

Publicado por Marc André Frère em Segunda-feira, 27 de abril de 2020

 

Separamos Para Você

Rolar para cima