Veco Noticias

Descubra os benefícios e as armadilhas do bicarbonato de sódio para beleza

Além de ajudar na limpeza da casa e no preparo de delícias culinárias, o bicarbonato de sódio traz benefícios à beleza. O produto de baixo custo, encontrado facilmente nas prateleiras de farmácias e supermercados, favorece pele, cabelos, dentes e unhas. Mas, vale o alerta: desde que usado de maneira prudente.

Quimicamente, a substância é um sal com pH alcalino capaz de neutralizar acidez. É daí que vem muitas de suas aplicações.

Na internet, é possível encontrar diversas receitas caseiras à base do produto. Algumas delas, não tem qualquer eficácia. Pelo contrário, trazem prejuízos à saúde.

Por isso, o portal escalou um time de especialistas para elucidar os mitos e verdades das funções do bicarbonato no campo da beleza.

Serve como desodorante natural? Verdade

A dermatologista Danglades Eid, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e nome à frente da clínica Dermanuance, revela que o bicarbonato de sódio, de fato, é capaz de diminuir o odor das axilas.

“Basta fazer uma solução de bicarbonato com água [duas colheres de chá para um copo d’água] e aplicar nas axilas após o banho”, orienta.

Segundo ela, esse truque é recomendado a pacientes com alergia a desodorantes convencionais ou àqueles que simplesmente buscam diminuir o orçamento das compras de higiene pessoal.

Vale ressaltar que, apesar de espantar o mal cheiro, o bicarbonato não impede a transpiração.

Protege o couro cabeludo? Verdade

De acordo com o dermatologista Erasmo Tokarski, o produto ajuda a desengordurar os cabelos, minimizando riscos de dermatites seborreicas e outras irritações do couro cabeludo.

“Lavar os cabelos com bicarbonato evita fungos, bactérias e micoses na região”, garante o médico.

A solução pode ser aplicada nos fios de duas maneiras: misturada ao shampoo ou pura, como uma espécie de shampoo a seco. O uso deve, entretanto, ser esporádico. Por alterar o pH do couro cabeludo, o bicarbonato pode ressecar os fios.

Clareia os dentes? Mito

Muitas pessoas usam o bicarbonato na hora da escovação com o objetivo de clarear os dentes. Apesar de corriqueira, a prática é condenada por especialistas.

“O produto não clareia os dentes”, afirma a dentista Daniela Yano. “Apenas auxilia no processo de limpeza bucal e, por isso, deixa os dentes com a aparência mais clara”, elucida.

“Por ser abrasivo, o produto só pode ser usado com segurança em consultório médico”, emenda.

Esfolia o rosto e remove cravos com segurança? Mito

Apesar de controlar a proliferação bacteriana e fúngica (causas da acne), a solução não deve ser usada na face.

“O uso do bicarbonato de sódio no rosto pode desequilibrar o pH da pele, alterar a flora comensal e trazer risco de infecção. O baixo custo não vale o risco”, pondera.

Pode ser usado para remover manchas escuras da pele? Mito

A dermatologista Natália Souza Medeiros, da Rede Santa Lúcia, alerta que não há artigos científicos atestando a eficiência do bicarbonato para essa função. “Não há comprovação científica, portanto, não há informação segura sobre como deve ser feita e aplicada a solução. Não recomendo”, explica.

A médica, no entanto, acrescenta que já ouviu relatos sobre a eficácia da dica. O bicarbonato misturado à água promove uma espécie de esfoliação na pele, removendo a camada superficial e amenizando as manchas escuras.

O problema é que, dependendo de como a solução for usada, pode gerar consequências indesejadas, como irritação, vermelhidão e coceira.

Para resolver o escurecimento da pele nessas regiões do corpo, Natália sugere métodos de peeling e aplicações de laser. Segundo ela, também há cremes à base de hidroquinona a preços acessíveis.

Ajuda na remoção das cutículas? Verdade

Basta mergulhar os dedos, depois de retirar o esmalte das unhas, em uma mistura formada por uma colher (de sopa) de bicarbonato de sódio e um copo de água morna, para facilitar a remoção das cutículas.

Dessa forma, ele “amolece” a cutícula e prepara as unhas para a aplicação da base e do esmalte. Esse macete também auxilia o tratamento de unhas afetadas por fungos.

Afasta o chulé? Verdade

Quer se ver livre do chulé? Faça um banho de bicarbonato e limão.

Coloque 1/4 de xícara de bicarbonato em uma bacia e acrescente 8 copos de água morna. Adicione o suco de um limão e mergulhe os pés. Deixe-os de molho por 20 minutos, lave os pés com água corrente e sabão para evitar manchas do limão e depois seque-os com uma toalha.

O bicarbonato é útil na remoção de fungos e bactérias e ajuda a melhorar a textura dos pés. Ele pode ser usado, inclusive, como talco caseiro. Já o limão tem ação adstringente, além de um aroma bem agradável.

Separamos Para Você