Veco Noticias

Cultura e Tradição, Companhia de Folia de Reis Estrela do Oriente de Vera Cruz do Oeste

A reportagem do Portal Veco Noticias, foi convidada a acompanhar à Companhia de Folia de Reis Estrela do Oriente, em uma visita na comunidade Placa São Pedro, no sitio da Família Lima, onde os foliões após a apresentação foram brindados com um belo e suculento porco no tacho preparado pela família.

O coordenador Nei e o Mestre Galego, nos contaram a historia do grupo que tem  51 anos de historia, surgindo junto com a colonização de Vera Cruz, trazida pelos povos mineiros e paulistas.

(Em breve Exibiremos a entrevista)

A Folia de reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país.

O Reisado possui um caráter cultural e religioso, e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos três Reis Magos).

História da Folia de reis

A origem da Folia de reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, que provavelmente foi trazida para o Brasil no século XIX.

A Folia de reis é celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus.

A celebração dura 12 dias e vai desde 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 06 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém.

No momento em que os Reis Magos avistaram no céu a Estrela de Belém, eles foram ao encontro de Jesus e levaram incenso, ouro e mirra para presenteá-lo.