Veco Noticias

Chuva de meteoros pode ser vista no Brasil nesta madrugada, dizem especialistas

Uma chuva de meteoros, chamada de Alfa Monocerotídeas, poderá ser vista em todo o mundo, inclusive no Brasil, nesta sexta-feira (22), por volta da 1h50 da madrugada (horário de Brasília). A previsão é dos cientistas Peter Jenniskens e Esko Lyytinen, do Instituto SETI (‘Search for Extraterrestrial Intelligence’), que esperam ver de 100 a 400 meteoros por hora. E a NASA (National Aeronautics and Space Administration) não descarta essa possibilidade.

A possível chuva de meteoros deve durar entre 15 e 40 minutos, e a Lua, em fase crescente, não deve interferir por refletir menos luz.

Além disso, os especialistas revelam que esse fenômeno já foi registrado em 1925, 1935, 1985 e 1995. As duas mais antigas tiveram taxas de 1.000 meteoros por hora, enquanto a mais recente teve um índice de 400 meteoros.

O mais interessante do estudo dos pesquisadores é que esses meteoros são pedaços de poeira de um cometa ainda não descoberto pelos humanos.

COMO SE PREPARAR PARA A CHUVA DE METEOROS

Contudo, o Bill Cooke, da NASA, revelou que a chuva de meteoros não deve ser tão grandiosa quanto os seus colegas previram, mas que deve haver sim a chuva de meteoros.

Entretanto, em um artigo publicado no site da maior agência de estudos espaciais do mundo, Cooke ressalta que o tempo é um fator primordial. Além disso, alertou que olhar para o celular afeta sua visão noturna. Ou seja, para se preparar bem, não fazendo uso de equipamentos eletrônicos e ficar um tempo aproximado de 45 minutos olhando para o céu.

“Lembre-se, você precisa de um céu claro e escuro para ver meteoros, e parece que a Mãe Natureza vai ser má, com nuvens previstas em grande parte da parte dos Estados Unidos que tem chance de observar a explosão”, disse ele sobre a previsão do tempo no solo americano.

“Se Jenniskens e Lyytinen estiverem certos, você poderá ver alguns pedaços de um cometa que aguarda descoberta, queimando na atmosfera 100 milhas acima de sua cabeça. Vale a pena algumas horas, eu acho. Mesmo que não haja uma explosão, não custa ficar um pouco sob as estrelas”, concluiu.

O QUE SÃO METEOROS

Muitos conhecem os meteoros como estrela cadentes, mas os meteoros são pedaços de poeira espacial que queimam ao entrar na atmosfera da Terra – e isso gera um rastro luminoso. São pequenos e inofensivos, ou seja, não chegam na superfície do planeta – quando chegam, é dado o nome de meteorito.

Ao longo do ano, acontecem várias chuvas de meteoros, como Leonídeos, Perseidas e Orionídeos.