Veco Noticias

Secretaria de Saúde de Vera Cruz do Oeste alerta para monitoramento da raiva em cães e gatos

A Secretaria Municipal de Saúde de Vera Cruz do Oeste alerta a população em relação ao monitoramento contante que deve-se ter quanto a Raiva em cães e gatos. O alerta fica não só para a população da cidade, mas também do interior, que fique  atenta a quaisquer alterações comportamentais de seus animais e procure atendimento de um médico veterinário.

É solicitado que sempre que um cão ou gato for encontrado morto deve-se acionar a Secretaria de Saúde para a realização do monitoramento.

Vale informar que é importante manter-se longe de morcegos, sobretudo os hematófagos, que se alimentam de sangue e são mais comuns na área rural, enquanto os frugíveros (comem frutas) e os insentívoros (ingerem insetos) têm presença principalmente nas cidades. Os morcegos hematófagos podem ser transmissores de raiva, doença fatal inclusive para os seres humanos.

Como tem hábitos noturnos, o morcegos hematófagos vistos em atividade durante o dia pode indicar que esteja infectado com o vírus da raiva. Entre em contato com a Vigilância Sanitária do município para que sejam tomadas as providências adequadas, pois matá-lo é considerado crime.

Pedimos também a população que mantenha seus animais vacinados, se notar a presença de morcegos hematófagos na residência adotar medidas para espantar o animal, e isolar sua porta de entrada, jamais tente capturar o animal.

 

Separamos Para Você

Rolar para cima