Veco Noticias

Curso aperfeiçoa técnicas de produção e comércio para o melado no Oeste do Paraná

Um curso prático sobre a produção de melado, desenvolvido em Medianeira, abordou as técnicas elaboração de melado batido, com o objetivo de melhorar a qualidade do produto. A dinâmica também serviu como forma de troca de experiências entre os produtores. O curso foi ministrado por Karina de Carvalho, da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), na Agroindústria Açucarita, na Linha Santa Rita.

Dentre os destaques do curso esteve a listagem de diferenças no manejo da cana-de-açúcar e preparo do melado; Prática de diferentes formas de fabricação, da moagem ao ponto final do melado batido.

A parte prática iniciou pela moagem, seguida de análise do brix do caldo (pureza), e início de aquecimento, já com separação de três formas de preparo, moído e filtrado, caldo sem alterações e mistura de limões.

A detecção de pontos comuns e distintos de cada produtor presente, desde o plantio, manejo, adubação, tipo de corte, variedade das canas-de-açúcar utilizadas para cada produto, tempo de corte, área de plantio e rendimento médio de produção, maturação da cana, diferença de brix, entre outros pontos levantados foram analisados.

Com o produto pronto, amostras foram guardadas para observar se ouve alguma diferença visual nos lotes produzidos.

Em seguida foi feita uma palestra sobre os cuidados, de forma geral, dentro das agroindústrias, com abordagem, também, à importância da parceria, competição, e comercialização dos produtos.

Via Assessoria

Separamos Para Você

Rolar para cima