Veco Noticias

Motoboys e mototaxistas preparam protesto para o próximo sábado em Toledo

Motoboys e mototaxistas de Toledo estão organizando uma manifestação para o próximo sábado (11). O objetivo é chamar a atenção de autoridades devido ao alto número de acidentes na cidade e a desatenção dos motoristas no trânsito.
O grupo se concentrará a partir das 16h00 no Parque Ecológico Diva Paim Barth e em seguida, será realizada uma passeata por várias ruas e avenidas de Toledo. A manifestação deve ser encerrada com um buzinaço em frente à Prefeitura.
Segundo Jaime Fernandes Espínola, mototaxista há 16 anos em Toledo, a situação deste tipo de trabalho está cada vez mais complicada “Está difícil trabalhar na cidade de Toledo, o trânsito está muito perigoso. Os motoristas estão conduzindo com muita imprudência, entram sem ligar o pisca, não utilizam sinalização para fazer manobras, invadem preferenciais, entre outras situações que enfrentamos no dia a dia”.
A manifestação está sendo organizada por motoboys e mototaxistas por meio de grupos no WhatsApp. De acordo com Jaime Fernandes Espínola, o protesto não tem vínculo com sindicatos ou associações.
A coordenação de educação para o trânsito, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, relatou que foi informada na manhã desta segunda-feira (06), sobre a manifestação e solicitou um ofício dos organizadores, relatando os motivos do protesto e quais são as suas reivindicações. O departamento ressaltou que no caso de uma manifestação pacífica será totalmente favorável aos pedidos e anseios dos motociclistas.
O coordenador de educação para o trânsito, Rafael Fonseca, informou que algumas atividades voltadas para os motociclistas foram realizadas e outras ainda estão programadas.
“Nós realizamos uma atividade voltada para os motociclistas no dia 18 de abril, onde entregamos materiais didáticos e orientamos esse público, quanto ao comportamento correto no trânsito e qual a sua postura para que contribuam para um trânsito seguro em Toledo. Durante o Maio Amarelo a intenção é continuar com atividades voltadas para os motociclistas, visto que foram 13 óbitos e 999 feridos em acidentes envolvendo motocicletas no município de Toledo no ano de 2018”, informou.
Maio Amarelo
Começou oficialmente na última quinta-feira (2), em todo o Paraná, a campanha Maio Amarelo, que visa diminuir o número de acidentes no trânsito e preservar a vida. Este ano, o tema é “Maio Amarelo – no trânsito, o sentido é a vida”, e apela para o poder das crianças em influenciar o comportamento dos pais.
Em Toledo, a Secretaria de Segurança e Trânsito é quem promove as atividades para conscientizar a população da importância dos cuidados no trânsito.
Nesta segunda-feira (6), uma ação foi realizada na Rua Almirante Barroso, voltada para os motociclistas. No dia 13, a ação será na Avenida José João Muraro, para os condutores e, no dia 18, a ação será realizada para os pedestres na Rua 7 de Setembro, nas proximidades da Praça Willy Barth. A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito ainda prepara ações voltadas para algumas das principais empresas do município.
Rafael Fonseca, coordenador de educação para o trânsito e responsável pelas ações do Maio Amarelo, comenta sobre a importância da conscientização no trânsito. “Independentemente de ser Maio Amarelo, mês de conscientização do trânsito, todas as pessoas que estão no trânsito tem que ter ciência, tanto dos seus direitos como dos deveres, dessa forma se todos fizerem sua parte o número da violência no trânsito será mais baixo do que atualmente”.
Ele complementa com os dados de óbitos de 2018, em Toledo. “Foram, 34 óbitos no trânsito de Toledo em 2018. Para 2019 esperamos a redução deste número. O período máximo sem óbito foram 46 dias, o que esperamos não somente com o Maio Amarelo, mas que consigamos ampliar esse número de dias sem óbitos aqui por um período ainda maior”.
Toledo News

Separamos Para Você

Rolar para cima