Veco Noticias

Convênio entre Itaipu e Lindeiros apoia estruturação de feiras com kits em 27 municípios da região – Vera Cruz é contemplada

O Convênio Linha Ecológica, que atua com Educação Ambiental e Cultura, uma parceria entre Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itiapu, viabilizou a entrega de 220 ‘kits feira’ para as organizações de agricultores familiares da região. A ação foi possível através de uma integração e interface entre os Programas de Educação Ambiental e o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu Binacional.

O presidente do Conselho dos Lindeiros, Leomar Rohden (Mano), destaca que, com o objetivo da estruturação das iniciativas de feiras agroecológicas, foram fornecidos os kits para as organizações de produtores e feirantes de 27 municípios: Altônia, Cascavel, Céu Azul, Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Mercedes, Missal, Mundo Novo (MS), Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Ramilândia, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Toledo e Vera Cruz do Oeste.

Os kits

O investimento do Convênio é de R$543.274,60, por meio de termos de comodato. Os equipamentos ficam sob a guarda dos feirantes com critérios estabelecidos entre Itaipu Binacional e o Conselho dos Lindeiros. Cada kit é composto por uma barraca, quatro badanas, quatro aventais, dois bancos de plástico, duas mesas de plástico, quatro caixas plásticas modelo alto e seis modelo baixo, e uma gôndola expositora de caixas.

Para contemplar essa ação dentro do convênio Linha Ecológica, foram identificados indicadores com uma pesquisa aplicada pelo Programa Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu Binacional. Foram identificados municípios que realizam feiras, produção de alimentos orgânicos, ou em conversão, tenham organização de agricultores familiares e necessidade de apoio com equipamentos para as feiras.

Produtores

Prioritariamente, fora contemplados os produtores orgânicos, ou agroecológicos, com certificados de conformidade orgânica, seguidos por agricultores com plano de manejo orgânico, ou plano de manejo para a conversão ao sistema de produção orgânica e, posteriormente, demais agricultores familiares.

Outra estratégia está na produção de uma cartilha como material didático aos feirantes, um conteúdo com linguagem simples para a compreensão de todos os públicos. Serão impressos mil exemplares da cartilha. A distribuição será feita durante os cursos de capacitação para os feirantes.

Via Assessoria

Separamos Para Você

Rolar para cima