Veco Noticias

Calendário Biodinâmico é tema de oficina com produtores de Céu Azul

O calendário biodinâmico, sua utilização, influência dos astros na agricultura e pecuária, foi parte do tema trabalhado por intermédio de uma oficina com um grupo de 12 produtores rurais do município de Céu Azul. Estiveram presentes agricultores atendidos pelo convênio com o município de Céu Azul e também de produtores assistidos pelo Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, um convênio da Itaipu Binacional com a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore).

A base do conhecimento consiste em observar o comportamento da lua, e outros astros, para saber sobre sua influência em diferentes culturas e no comportamento dos animais.

A oficina foi realizada por intermédio de parceria da Biolabore com a Itaipu Binacional e apoio da Administração Municipal por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Céu Azul.

Conforme a técnica da Biolabore, Daniela Cristiane Zigiotto, a dinâmica foi desenvolvida em duas partes, uma com palestra voltada à origem do calendário biodinâmico, sua utilização com base na lua, constelações e signos, e outra abordou consistiu de uma parte prática, além de discussões e aprofundamento dos conhecimentos com os participantes.

Daniela Zigiotto ressalta que, como o calendário é uma ferramenta universal, pode ser utilizado em qualquer região. Escalonar o plantio e colheita, cuidar da pecuária estão entre as utilizações da ferramenta.

Via Assessoria

Separamos Para Você

Rolar para cima