Veco Noticias

Venezuela fecha fronteira com o Brasil

Bloqueio do lado venezuelano começou às 21h de quinta e, por ordem de Maduro, não tem prazo para terminar. Grupos de estrangeiros que entraram em Roraima pouco antes das 20h (horário local) foram informados pela Guarda Venezuelana de que não poderiam retornar.

 

Fronteira foi fechada do lado venezuelano da fronteira às 21h de Brasília, conforme divulgado anteriormente por Nicolás Maduro — Foto: Alan Chaves/G1 RR

Fronteira foi fechada do lado venezuelano da fronteira às 21h de Brasília, conforme

A fronteira da Venezuela com o Brasil foi fechada na noite desta quinta-feira (21), após Nicolás Maduro determinar o bloqueio por tempo indeterminado

O presidente venezuelano determinou o fechamento para tentar barrar a ajuda humanitária oferecida pelos EUA e por países vizinhos, incluindo o Brasil, após pedido do autoproclamado presidente interino Juan Guaidó. Maduro vê a oferta dessa ajuda como uma interferência externa na política da Venezuela.

Durante a tarde, após o anúncio do fechamento, venezuelanos correram para Pacaraima, cidade brasileira na fronteira, para comprar estoques de mantimentos. Um comerciante da região relatou aumento de 30% no movimento em relação a “dias comuns”.

Tráfego de veículos era intenso horas antes do fechamento da fronteira da Venezuela com o Brasil — Foto: Alan Chaves/G1 RR

Tráfego de veículos era intenso horas antes do fechamento da fronteira da Venezuela com o Brasil — Foto: Alan Chaves/G1 RR

No anúncio, feito de Caracas, o líder chavista afirmou que a passagem entre os países ficaria “fechada total e absolutamente até novo aviso”.

. Normalmente, a passagem é fechada à noite e reabre por volta das 8h do dia seguinte.

Grupos de venezuelanos que cruzaram a fronteira antes das 20h (horário local, 21h em Brasília) foram informados pela Guarda Venezuelana de que não poderiam retornar após o horário definido por Maduro.

Até as 21h29 o fluxo ainda era liberado para pedestres, no entanto, a passagem de veículos era proibida. Guardas venezuelanos colocaram cones no meio da pista a poucos metros do primeiro ponto de fiscalização no país.

G1

Separamos Para Você

Rolar para cima