Veco Noticias

Iniciativa pede redução da tarifa de energia no Paraná

Uma iniciativa de diversos vereadores do Paraná tem coletado assinaturas visando a redução da tarifa de energia elétrica praticada no Paraná.

No último dia 06 representantes de 20 municípios estiveram na Câmara Municipal de Guaíra elaborando estratégias para sensibilizar o governo do estado sobre esta situação.

O que esta sendo reivindicado?

As alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, variam de acordo com o produto e também, de um Estado para outro. Quanto mais essencial é o produto, mas baixa deve ser a alíquota. Por exemplo, a bebida alcoólica e cigarro, possuem tributos mais altos, por serem prejudiciais à saúde e considerados supérfluos. Já os alimentos genéricos, o tributo é mais baixo.

No paraná, a energia elétrica não é considerada bem essencial e a tributação de 29% só está abaixo do Amazonas e Rio de Janeiro. Portanto, este é o grande foco dos vereadores; colocar a energia como bem essencial nas famílias paranaenses. O movimento está crescendo e a cada encontro, um grande número de representantes das cidades que enfrentam a mesma demanda, chegam para unir forças.

Sem tempo para perder, o 3º  encontro das Câmaras, que pretende avançar ainda mais na luta contra os abusos da Copel, já está marcado para acontecer dia 25 de fevereiro, em Nova Aurora. A discussão caminha agora, para ações mais sólidas, com envio de requerimento, com pedido de isenção da tarifa de energia elétrica, para pessoas que dependem de aparelhos para respirar, como também, providências na cobrança da superintendência da Copel, sobre a oscilação e quedas da energia elétrica na zona rural e urbana, que acontecem frequentemente, além da orientação sobre os abaixo-assinados, nos municípios que ainda não iniciaram e as audiências públicas, que devem contar com a participação dos municípios aderentes à causa, de forma simultânea. A luta caminha à passos largos e promete ser histórica.

Vera Cruz do Oeste

Em Vera Cruz a iniciativa também esta tomando forma com folhas de Abaixo Assinado deixadas em diversos pontos de grande circulação de pessoas, além de um mutirão de coleta de assinaturas que será realizado no próximo sábado junto a praça central entre as 08 e as 12h00.

Os envolvidos destacam a necessidade da participação do maior número de pessoas possível e assim dar mais força a reivindicação que é de interesse de todos.

Redação com Portal Guaíra

 

Separamos Para Você

Rolar para cima